Oficina de Alemão

Uma das maiores potências econômicas mundiais, a Alemanha também possui uma cultura extremamente rica e interessante. Ao longo da história, influenciou a cultura de diversos povos e países, e o resultado disso é que a língua alemã é falada no mundo todo. Sendo a terceira língua mais utilizada na internet, o alemão é certamente um idioma de extrema importância no mundo atual, sobretudo pelo papel da Alemanha na União Europeia. Logo, aprender alemão oferece inúmeros benefícios: além de aumentar as suas chances no competitivo mercado de trabalho, você poderá compreender diversas obras importantes da literatura neste idioma, e ler a versão original de autores consagrados, como Kafka e Goethe. As aulas acontecem semanalmente.

Oficina de Robótica e Automação

A oficina de Robóticaa e Automação no Colégio Froebel tem como objetivo introduzir os alunos ao mundo da tecnologia, proporcionando-lhes experiências práticas e teóricas que os capacitem a entender os princípios básicos da automação e da robótica, além de incentivar o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe.

Oficina de Dança

O Colégio Froebel oferece aulas de Dança para alunas do Jardim I ao 5º ano. A dança aprimora a coordenação motora, melhora o condicionamento físico, a flexibilidade e a disciplina. Ajuda também na socialização, eleva a autoestima, motiva a superação de limites e é um excelente remédio para a timidez. Esta oficina busca contribuir para o desenvolvimento das potencialidades individuais, favorece a criatividade, a expressão corporal e a socialização. As aulas de Dança do Colégio Froebel ocorrem uma vez por semana. As alunas realizam ensaios coreográficos para apresentações em ocasiões variadas, como: Festa dos Estados, Festival de Dança Escolar e Encontros da Rede Sinodal. As turmas são divididas por faixas etárias.

Oficina de Desenho

A Oficina de Desenho representa uma valiosa ferramenta pedagógica, para estimular nas crianças a expressão de emoções, sentimentos e a partilha de suas vivências diárias. Esta oficina tem como propósitos destacar a relevância do desenho. Além disso, evidenciar suas múltiplas interpretações e oferecer uma abordagem para observar o desenvolvimento: emocional, cognitivo, perceptivo, psicomotor e social. Além de apresentar diversas formas de expressão por meio do desenho.

Oficina de Futsal

Esta oficina é destinada aos alunos do Jardim I ao 4º ano. Busca desenvolver o ensino da prática do futsal, contribuindo com a formação dos cidadãos, além de trabalhar a coordenação motora, habilidades técnicas do futsal e espírito de equipe, promovendo a integração dos alunos. As aulas de Futsal são ministradas para meninos.

Oficina de Vôlei

Esta oficina é destinada às alunas do a partir do 5º ano. Busca desenvolver o ensino da prática do vôlei, contribuindo com a formação das cidadãs, além de trabalhar a coordenação motora, habilidades técnicas do vôlei e espírito de equipe, promovendo a integração das alunas. As aulas de vôlei são ministradas para meninas.

Oficina de Matemática Básica

No mundo atual, globalizado, as transformações ocorrem rapidamente. Desta forma, é preciso formar pessoas capazes de analisar e interpretar criticamente as informações transmitidas diariamente. Pensando nisso, a Oficina de Matemática Básica vem com o intuito de fornecer ao aluno ferramentas para estimular o raciocínio lógico, desenvolver estratégias de resolução de problemas e tomada de decisões, além de propiciar a iniciativa pessoal e o trabalho em equipe, fazendo resgate de conteúdos. As aulas da oficina ocorrem uma vez por semana.

Oficina de Lógica de Programação

A oficina de Lógica de Programação busca oferecer aos estudantes do 5º ao 9º ano um ambiente de aprendizagem colaborativo onde serão desenvolvidos projetos eletrônicos baseados em uma plataforma de hardware livre (Arduino), de baixo custo, que propiciará inúmeras possibilidades de projetos para solucionar e automatizar problemas do nosso cotidiano. Além disso, insere atividades de raciocínio lógico de forma lúdica, por meio do aprendizado da linguagem de programação em blocos. As aulas acontecem semanalmente.

Oficina de Xadrez

O objetivo da Escolinha Xadrez Educa é de iniciação e desenvolvimento da modalidade. O conteúdo abrange, além das regras oficiais, lenda, origem e história do xadrez. As atividades permeiam minijogos, jogos pré-enxadrísticos, variações de xadrez e o jogo formal propriamente dito. São proporcionadas aos alunos atividades de análise e cálculo de forma lúdica para trabalhar as mesmas áreas cognitivas exigidas em sala de aula, além de inúmeras outras atividades específicas com fundamento técnico, abrangendo o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, e assim contribuindo para potencialização de suas habilidades e/ou melhorando áreas deficientes. As aulas funcionam de março a dezembro, sendo neste último mês realizado um torneio de xadrez para os participantes, e a premiação contempla com medalhas personalizadas todos os participantes.