Colégio Froebel +130 anos (1893 - 2023)

Com a efetivação da Comunidade Luterana de São Bento do Sul e a chegada do Pastor Whilem Quast, ocorreu um novo impulso para as práticas protestantes na cidade, a partir dos anos de 1887/88. Reunida, a comunidade definiu objetivos prioritários, como a construção de uma Igreja (que foi inaugurada em 1891) e a criação de uma Escola, com o objetivo de “proporcionar às novas gerações os conhecimentos necessários à vida através de uma educação capaz de formar cidadãos tementes a Deus e conscientes dos seus direitos e responsabilidades. Dessa forma, no dia 9 de julho de 1893, foi inaugurada a “Kolumbusschule” (Escola Colombo).

As atividades educacionais em São Bento do Sul se expandiram com a criação do Jardim de Infância da Comunidade Luterana, em 1936. Contudo, as tensões mundiais aumentavam, na medida em que a Segunda Guerra Mundial se aproximava. Com a proibição da língua alemã no Brasil e o retorno dos professores para a Europa, a Kolumbusschule paralisou suas atividades em 1938, mantendo apenas as atividades do Jardim de Infância.

No fim da década de 1960, o Jardim de Infância Comunidade Luterana passou a utilizar as modernas instalações do Centro Social, passando a se chamar Jardim de Infância Pequeno Príncipe. Em 1978, foi inaugurada o Centro Infantil de Educação e Lazer Leopoldo Weiss, também instalada na edificação do Centro Social da Comunidade Luterana.

A creche Leopoldo Weiss e o Jardim de Infância Pequeno Príncipe tornaram-se referência em educação infantil, quando a Comunidade Luterana, com o apoio dos pais, articulou a criação de uma escola de ensino primário. O objetivo se concretizou no ano de 1993, quando foi instituída a Escola Evangélica Friederic Froebel. Assim, o colégio passou a atender paulatinamente alunos do maternal à 8ª Série. Em 1995, foi inaugurado o novo prédio, que abrigava as turmas do ensino primário.

O século XXI chegou e com ele a necessidade de repensar e atualizar os processos educacionais e administrativos. Dessa forma, em 2005, foi criada a Fundação Friederic Froebel, que passou a atuar com uma nova mantenedora. A partir desse momento também, a Escola Evangélica Friederic Froebel recebeu uma nova identidade: Colégio Froebel.

Com a gradual consolidação dos planejamentos anuais, o Colégio Froebel iniciou um momento de grande crescimento. A demanda de alunos já superava a estrutura física oferecida, sendo necessária a ampliação dos espaços de aprendizagem. Em um tempo recorde de 60 dias, durante as férias de fim de ano de 2014, foi realizada a revitalização da estrutura já oferecida e a construção do segundo piso, com mais 5 salas. No dia 9 de julho de 2015, foram inauguradas as novas instalações que abrigaram as turmas do Ensino Fundamental do Colégio Froebel.

A partir de 2015, o Colégio Froebel iniciou a preparação para dois grandes projetos: a implantação do Ensino Médio e do Programa Bilíngue, que já dava seus primeiros passos. Os novos objetivos exigiram adequações pedagógicas, reestruturação do corpo docente, a construção de um novo edifício e a revitalização dos espaços já existentes. Simultaneamente, o número de famílias que confiavam a educação de seus filhos ao Colégio Froebel aumentou consideravelmente.

O que se viu desde então foi uma grande transformação: os espaços da Educação Infantil foram revitalizados; as crianças ganharam uma ampla praça de alimentação, junto à Cantina Froebel; no prédio do Ensino Fundamental I e II foram criados o Laboratório de Ciências da Natureza e a Sala Maker; o piso do Ginásio recebeu uma nova pintura e foi construída a Quadra da Educação Infantil; a área externa foi ampliada, com a aquisição do terreno do Parque Jardim e a criação do Parque das Árvores.

Em 29 de Agosto de 2018 foi inaugurado o novo edifício, com 1200 metros quadrados, divididos em 10 salas de aulas com capacidade para receber 280 alunos em cada turno. No piso superior, as salas de aulas já foram projetadas para atender o Ensino Médio, que teve sua primeira turma no ano de 2019. A cobertura do prédio conta com um espaço gourmet e um observatório astronômico.